SUSTENTABILIDADE NO SETOR DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DA NR32 NOS ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE MODALIDADE 1 - NR32 - CONTEMPLANDO O PGRSS E O LAUDO AMBIENTAL O Curso oferece aos participantes embasamento para adequação dos estabelecimentos à NR32, elaboração do PGRSS e fundamentos para a elaboração do Laudo Ambiental além de orientações sobre a importância da implementação do NACA – Núcleo de Apoio e Controle Ambiental do EAS – base de sustentabilidade do estabelecimento. O curso foi reformulado e complementado para atender a demanda atual, com formatação geral das NRs, laudos técnicos e checklists atendendo ás novas solicitações ambientais, sanitárias e trabalhistas. Curso criado e formatado por profissionais da área de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho, altamente experientes e atuantes na área. O curso visa oferecer as bases necessárias para a compreensão e atendimento das exigências legais atuais. A NR 32 - 1º Norma Regulamentadora para Serviços Saúde, estabelece requisitos para implementação de medidas de proteção aos profissionais da Área de Saúde, que representam 6,5% de todos acidentes e doenças registrados no País nos últimos 3 anos. Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Médicos e Enfermeiras do Trabalho, Higienistas Ocupacionais, Farmacêuticos, Biólogos, Técnicos Ambientais, Dentistas, Veterinários e demais profissionais da área de Saúde , Recursos Humanos e Administração. Formação de Multiplicadores: Treinar e capacitar os Profissionais de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, visando atender as demandas das Empresas, Indústria e EAS ( Estabelecimentos de Serviços de Saúde) que buscam no mercado profissionais capacitados para elaboração dos documentos correspondes a prevenção na área da Saúde com a implementação da NR 32 e a elaboração do PGRSS. Apresentar o Programa Risco Zero e a formatação do NACA. Adequação obrigatória às normas da ANVISA – RDC 306, CONAMA - 358 e Ministério do Trabalho- NR32. Cumprimento legal e necessidade de ensinar de maneira simples direta e consciente, noções de gestão ambiental integrada – saúde - meio ambiente – segurança do trabalho – a todos os profissionais que, de uma forma geral, atuem nos EAS – Estabelecimentos de Serviços de Saúde.
Os problemas enfrentados pelos profissionais do setor da saúde, como a falta de cultura à prevenção deflagra os altos índices de registros de acidentes apresentados pelo setor nos últimos levantamentos realizados pelo Ministério da Previdência Social (MPS). A saúde ocupa o 1º lugar no ranking de registros de acidentes (MPS), mesmo com a ineficiência dos processos de notificação. (principalmente no tocante aos acidentes com riscos-biológicos) Em um total de 458.956 acidentes notificados, 30.161 correspondiam ao setor de saúde (2004), sendo que houve um aumento de acidentes de mais de 30% em relação a 2003, com 23.108 notificações.
O Brasil agrega cerca de 2,5 milhões de profissionais da área de saúde e milhares de outros profissionais que atuam como apoio a esses serviços. Apenas com a conscientização, a compreensão dos riscos e entendendo mecanismos de prevenção é possível reduzir esses índices e se obter a sustentabilidade dos serviços. 1- aula presencial teórica de 08 horas - com fornecimento de material técnico completo ministrado em aula e demais materiais necessários para consulta e elaboração do plano e das futuras consultorias. 2- formação de um grupo virtual de discussão privado, permanente para estudos, acompanhamento nos trabalhos desenvolvidos e convites para outras participações (gratuito). 3- encontros presenciais posteriores - ocorrem para maiores esclarecimentos, discussões de casos e entrosamento técnico - científico e social do grupo (gratuito ou com descontos em casos de eventos diversos). • Primeira parte • Introdução Geral: • Noções: de gestão, legislações na saúde, meio ambiente e segurança do trabalho. • Apresentação geral das Normas Regulamentadoras NR's • Apresentação geral dos Laudos Técnicos (compreensão e especificidade dos diferentes laudos) • Segunda parte • Apresentação Completa Orientada da NR 32 • Objetivo e Campo de aplicação da NR 32 • Prazos e Penalidades • Riscos Biológico - biossegurança • Riscos Químicos • Radiações Ionizantes • Terceira parte • Resíduos: exposição básica do PGRSS • Refeitórios em EAS • Lavanderias em EAS • Limpeza e Conservação em EAS • Manutenção de Máquinas e Equipamentos em EAS • Quarta parte • Disposições Gerais sobre a NR 32 - Checklist da NR32 • A NR17 nos Estabelecimentos de Saúde • Laudo Ambiental • Programa Risco Zero – Apresentação e análise do ciclo produtivo com foco no RISCO ZERO • Discussão de Caso • Questionário de avaliação Ao final do curso os participantes terão condições de entender, montar, implantar e supervisionar os trabalhos relativos ao plano em conformidade com as normas e resoluções ambientais obrigatórias, conhecer as normas relativas aos resíduos, bem como a norma do Ministério do Trabalho referentes a saúde e segurança do trabalho dos profissionais da área de saúde (NR 32). CMQV , IBEA, IBS Célia Wada - Farmacêutica- bioquímica (USP)
- Especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEM), Ecologia (OSEC), Diagnóstico Ambiental (UMAPAZ)
- Pós graduação em Administração e Gestão Hospitalar (Fac. Hoyler), Medicina Preventiva Baseada em Evidência (ABMAE), História da Arte (FAAP).
- Mestranda em Gestão de Recursos Hídricos e Auditoria Ambiental (FUNIBER).
- Cursos de extensão nas área de gestão ambiental, infecção hospitalar, gerenciamento de risco, CIPA, arquitetura hospitalar, gestão ambiental em áreas de mananciais, meio ambiente e negócios, análises clínicas, imunologia, microbiologia, citologia oncótica, gestão ambiental, gestão de resíduos, gestão de riscos, análise de sustentabilidade, créditos de carbono, gestão de áreas impactadas, perícia ambiental, políticas de resíduos, EIA/RIMA/RAP, políticas públicas.
- Consultora de sustentabilidade do SINCEP,
- Consultora de Sustentabilidade da ASE All Safety Ergonomics,
- Diretora Executiva da A1 Consultores Associados,
- Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo,
- Membro fundador da ABMAE – Academia Brasileira de Medicina Anti-Envelhecimento,
- Ex- Presidente da comissão de Proteção Ambiental do Rotary Club Aeroporto,
- Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China,
- Presidente e fundadora da CMQV – Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida,
- Coordenadora do Projeto Ambiental Reconstruindo um Mundo Melhor da CMQV e IBEA,
- Coordenadora do Grupo Ambiental da ABMAE – (meio ambiente no anti-envelhecimento).
- Coordenadora do LABFAR – CTRQB – Comissão de Apoio a Riscos Químicos e Biológicos da UNIFAR –(União Farmacêutica do estado de São Paulo).
- Atuação na área ambiental clínica / hospitalar desde 1978.
- Publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente, participação em projetos de leis estaduais, municipais e federais, entre outras participações.
- Participação na formatação das Resoluções: ANVISA – RDC 306 , CONAMA 358, MTE NR32, Políticas Estadual de Resíduos Sólidos – SP
- - Autora do capítulo: Capítulo 24 – "Gestão Ambiental de Resíduos nos Serviços de Saúde" do livro: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica - livro elaborado pela equipe da Universidade de São Paulo - editado pela editora Guanabara Koogan - novembro 2007
- - Autora do livro: Arte e o SER Mulher - 2002
- - Autora do livro: Equilíbrio e Qualidade de Vida - 2002
- - Autora do Capítulo 7 do Livro – Gestão no Antienvelhecimento – 2009 – coordenado pela ABMAE - com o título – O Meio Ambiente no Antienvelhecimento (a ser editado).
Data: 29 de maio Local: Av. Jandira, 185 – Moema – São Paulo Valor: R$300,00 Outras informações, pré inscrição e contato: Elaine – (12) 39417242 eventos@cmqv.org Vagas Limitadas Solange Moraes www.cmqv.org www.mundoergonomia.com.br
|