[espacosaude-ma] Luta de Classes 5 2008
CARTA ABERTA À COMUNIDADE UFMA
Por que tomar uma sala, na marra, para a xérox e para os estudantes?
O processo de retomada de um serviço de xérox no curso de ciências biológicas é árduo e se arrasta por três anos. O que se sucedeu durante este período? 1) Decidimos por pegar (sem avisar) a chave da BIONET; 2) Participamos de varias reuniões com o Departamento sem chegar a um consenso sobre o problema, pois como de praxe todos os Chefes de Departamento que se sucedem colocam o Movimento Estudantil no "banho-maria"; 3) Enviamos vários ofícios pedindo o agendamento de reuniões para pautar a questão de forma definitiva. Há novecentos e noventa e nove patronos da virtude e apenas um homem virtuoso; mas é mais fácil lidar com o verdadeiro dono de algo do que com seu guardião temporário.
O que temos tido como resposta são imensas boas vontades e práticas zero. O DEBio faz ouvido de mercador para nossa causa. Foi por essa causa que nem fizemos menção sobre os candidatos para Chefe de Departamento, pois nem deixam nas entrelinhas que o problema da xérox será conversado. Eles tendem a esquecer que o mundo não é governado através de decisões e conveniências.
Como disse Dona Graça, eu sou moral. Nós também. Nós também somos moral, pois vamos denunciar a atitude autoritária do DEBio em impedir a colocação do serviço de xérox. Foi-nos tomado o nosso antigo espaço físico [não chega à sala] que agora serve a pós-graduação. Mas agora é nossa vez. Segundo seu Chico, perdeu, perdeu. Não é tão importante que muitos sejam tão bons quanto você, e sim que haja em algum lugar alguma porção absoluta de virtude; isso bastará para fermentar toda a massa.
Como dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar simultaneamente, reivindicamos um espaço para a xérox e um espaço para o CABio Centro Acadêmico de Biologia. Um homem sábio não deixará o que é certo nas mãos incertas do acaso e nem esperará que a sua vitória se dê através da força da maioria. Há escassa virtude nas ações de massa dos homens.
O mais interessante é que nós CABio(Centro Acadêmico de Biologia) tínhamos solicitado a BIONET há muito mais tempo que a Empresa Júnior. É natural, porém não concordamos com a barbárie, que haja várias entradas para o tão propagado mercado de trabalho, flexibilidade mil para os arautos da eficiência e competitividade simbolizados pela ALUMAR, VALE (que não é mais do Rio Doce) e ALCOA enquanto que para pôr um simples serviço de xérox, temos que fazer com que a UFMA toda saiba; para o Movimento Estudantil combativo, migalhas. É preciso um homem que seja um homem e que tenha como diz um vizinho meu, uma coluna dorsal que não se dobre aos poderosos!
Como acertado em reunião entre o Centro Acadêmico de Biologia (CABio) e a Mutual (Empresa Júnior), ficaríamos com a antiga e provisória sede dela também em caráter temporário. E este organismo iria ocupar o espaço físico, de maneira "provisória", da BIONET. Provisória veio entre aspas porque, como todos sabem, novos computadores são fantasmas, fruto de meias-verdade, pois nunca vemos as cores deles. De fato, nenhum homem tem o dever de se dedicar à erradicação de qualquer mal, mesmo o maior dos males; ele pode muito bem ter outras preocupações que o mobilizem. Mas ele tem no mínimo a obrigação de lavar as mãos frente à questão e, no caso de não mais se ocupar dela, de não dar qualquer apoio prático à injustiça. A atual gestão do DEBio, além de tratorar a decisão dos estudantes, prefere usar o espaço como dispensa. Temos salas aos arredores que podem servir para tal. A xérox é uma demanda urgente nossa!
Enumeramos o mais do mesmo do projeto de Reforma Universitária que destrói de maneira sistematizada a Universidade Pública. Defenderemos a Universidade destes ataques mediante o boicote ao ENADE que, inclusive, o curso de ciências biológicas, durante este ano, vai se sujeitar. Esta "avaliação" mantém o caráter ranqueador ao disponibilizar bolsas de "incentivo" aos estudantes que tirarem as melhores notas, sem contar que não leva em consideração questões como as diferenças regionais e culturais de cada estado. Ou seja, os estudantes da UFMA são avaliados da mesma forma que os estudantes da UNICAMP, por exemplo. Faça da sua vida um contra-atrito que pare a máquina. O que preciso fazer é cuidar para que de modo algum eu participe das misérias que condeno.
Ensino à Distância? Nem pensar. Num contexto em que temos verdadeiras cotas no vestibular para a elite através do seu formidável (e caro) segundo grau e formidáveis cursinhos, formidáveis tudo... Enquanto que para a maioria sobram inalcançáveis R$75 de taxa, falar em ensino à distância soa engraçado. Que tal Reforma Agrária à distância? Porque Universidade à Distância já temos. Esta modalidade de "ensino" quebra o vínculo aluno-professor no processo de construção do conhecimento e se prima somente pela expedição de diplomas, sem qualquer responsabilidade com a qualidade do ensino oferecido.
O REUNI é o novo ingrediente da mercadoria da REFORMA. Os estudantes do curso de Biologia se negam a arcar com o Mestrado. Queríamos sinceramente saber o destino deste dinheiro. O CABio-UFMA reivindica gratuidade integral para os todos os estudantes do Mestrado Biodiversidade e Conservação. Um homem não carrega a obrigação de fazer tudo, mas apenas alguma coisa; e só porque não pode fazer tudo não é necessário que faça alguma coisa errada. Segundo Professora Emília Girnos, desde 1995, não é convocado concurso público para novos professores efetivos.
O Centro Acadêmico de Biologia da UFMA sugere concurso público para professor. Que tenhamos professores efetivos e titulares e não substitutos, equivalentes, e outros paliativos e que continue a relação de 1 para 10 (professor-aluno). A disciplina Anatomia Comparada de Vertebrados nem precisa de comentários. Outros professores são forçados a dar aula uma semana sim outra não. O REUNI, o Governo Federal e a reitoria acéfala pensam que professor universitário só está em sala de aula. E a reforma do velho prédio? Tamo cobrando. No que diz respeito às vias pelas quais o Estado espera que os males sejam remediados, devo dizer que não as conheço. Elas são muito demoradas, e a vida de um homem pode chegar ao fim antes que elas produzam algum efeito. Tenho outras coisas para fazer. Não vim a este mundo com o objetivo principal de fazer dele um bom lugar para morar, mas apenas para morar nele, seja bom ou não.
No relatório de Avaliação Institucional do curso de ciências biológicas, alguns trechos falam com mais clareza sobre este referido curso. "As dificuldades financeiras que os laboratórios estão submetidos acabam por desestimular atividades desta natureza (atividades de extensão universitária). Porém, alguns projetos de extensão são executados, como o caso dos laboratórios de Genética e de Paleontologia, onde se observa uma integração das abordagens pesquisa / extensão ."
No que diz respeito à relação teoria e prática no curso de graduação (laboratórios, espaços de trabalho, pesquisa, extensão, etc.), "objetiva-se, pelos professores do Curso, um equilíbrio entre teoria e prática dentro das disciplinas que prevêem estas duas abordagens. Porém a parte prática de muitas disciplinas é seriamente comprometida, sobretudo aquelas que exigem instalações adequadas como laboratórios equipados, em função do sucateamento da infra-estrutura do Curso e da escassez de material de consumo para utilização nestas aulas. No que diz respeito a práticas de campo, elas frequentemente ocorrem com o suporte financeiro dos próprios professores e alunos dada a dificuldade de se obter recursos para tais fins dentro da instituição. Este quadro de precariedade dificulta as atividades de pesquisa e praticamente inviabiliza as de extensão."
Ainda nas considerações finais do mesmo documento, consta que "(...) O grande problema que acomete o Curso é a precariedade da maior parte das instalações do prédio onde estão operando a maioria dos setores e respectivos laboratórios. É sabido que todas as universidades federais enfrentam problemas de recursos, mas na UFMA a causa dos problemas de infra-estrutura parece transcender esta circunstância. Tradicionalmente, independente de haver recursos suficientes ou não, não há uma prática de manutenção das instalações dos prédios, o que faz com que problemas de fácil solução e de baixo custo se acumulem (por exemplo: lâmpadas queimadas, dobradiças deterioradas, fechaduras emperradas ou danificadas, ferrugem, cupim, pias inoperantes, encanação com vazamento, etc). Observando esses detalhes é inevitável concluir que a Prefeitura de Campus está longe de prestar exemplarmente os serviços de sua responsabilidade. Não há de forma alguma um monitoramento do estado em que se encontram os edifícios e suas instalações; sempre que algo é quebrado ou danificado, assim permanece a não ser que os departamentos insistam junto à prefeitura para que enviem um técnico no assunto para resolver o problema. Freqüentemente a solução não é mais que um remendo precário de curta validade. O efeito deste sucateamento é, em primeiro lugar uma aparência deplorável de muitos dos espaços comuns e privados do Campus (o que tem o efeito de criar uma impressão ruim, de um visitante, da instituição como órgão de formação de nível superior) e, em conseqüência, um comprometimento da funcionalidade dos laboratórios, auditórios, salas de aula, etc. De fato, o Curso de Ciências Biológicas tem demonstrado muita qualidade na formação de seus alunos e na produção de pesquisas. Porém, o que é efetivamente realizado está muito abaixo do potencial real do Curso, que está seriamente comprometido pela precariedade em que é obrigado a operar."
Segundo depoimentos do Professor Manuel Alfredo, as condições físicas do curso deixam os professores visitantes de queixo caído de tanto abandono. Em um caso, um professor perguntou se "isso" era realmente uma universidade (!) Exemplifica: "a Avaliação Institucional em realização na UFMA é, sem dúvida, uma iniciativa importante que pode revelar problemas e soluções e conduzir a instituição a uma condição mais condizente com o que se espera de uma UNIVERSIDADE. Porém, se estes problemas aqui acusados não forem efetivamente resolvidos, ou pelo menos bastante amenizados, quaisquer outras políticas que, em teoria, venham a ser planejadas como resultado desta avaliação, dificilmente poderão ser implementadas porque o que se faz na UFMA é o mínimo permitido pela sua infra-estrutura, e não adiantará muito ter-se idéias de implementação de novidades se os problemas básicos não forem tratados. Deste modo, se estes aspectos não forem seriamente levados em conta, a Avaliação Institucional não será mais que uma INTENÇÃO com resultados impossíveis de serem levados a sério. É uma filosofia equivocada e recorrente típica do terceiro mundo investir tempo e recursos em problemas secundários sem antes tratar de resolver problemas primários. Esta abordagem de quase nada contribui para que o terceiro mundo deixe de ser terceiro mundo".
Para os que não conhecem as fontes mais puras da verdade, que não querem subir mais pela sua correnteza, a opção - sábia - é interromper a sua busca na Bíblia e na Constituição; será aí que eles a sorverão, com reverência e humildade; mas para aqueles que conseguem perceber que a verdade vem mais de cima e alimenta esse lago ou aquele remanso, é preciso preparar de novo o corpo para continuar a peregrinação, até chegar à nascente.
Pedimos que os companheiros solidarizem-se conosco e contra a atitude coronelista do DEBio que barra a organização dos estudantes .
Pela Ampliação e gratuidade do Restaurante Universitário!
Pela imediata manutenção do laboratório de informática do curso de ciências biológicas!
Pela imediata duplicação da frota dos ônibus que atendem à comunidade acadêmica! Ampliação dos horários!
Pela ampliação do espaço físico e do horário de venda do passe escolar!
Pela abertura imediata de vagas para a contratação de professores efetivos! Todo apoio à luta dos professores substitutos: contra a precarização do trabalho docente!
POR UMA XÉROX!
Por AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ALÉM DE COTAS!
Pela volta do direito à inclusão/exclusão de disciplinas!
Pela paridade nos órgãos colegiados!
Pelo fim das taxas na UFMA!
Abaixo o REUNI!
Reforma do prédio da biologia já!
Pós graduação mestrado Biodiverdidade e Conservação gratuito!
NOVOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS!
Centro Acadêmico de Biologia UFMA
CONLUTE COORDENAÇÃO NACIONAL DE LUTAS DOS ESTUDANTES
Nova data do ENEB: final de Agosto e início de Setembro
Na Luta de Classes tudo vale pedras poemas noites
Na Luta de Classes tudo vale pedras poemas noites
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
.
__,_._,___
<< Home