[espacosaude-ma] É Natal ... enquanto isso na Universidade Brasileira...
--- In biologia@yahoogroup
wrote:
Encaminhando.
> Nota de Repúdio
>
> Estudos sobre a "base biológica para a violência em menores
> infratores": novas máscaras para velhas práticas de extermínio e
> exclusão.
> É com tristeza e preocupação que recebemos a notícia de que
> Universidades de grande visibilidade na vida acadêmica brasileira
> estão destinando recursos e investimentos para velhas práticas de
> exclusão e de extermínio. A notícia de que a PUC-RS e a UFRGS vão
> realizar estudos e mapeamentos de ressonância magnética no cérebro
de
> 50 adolescentes infratores para analisar aspectos neurológicos que
> seriam causadores de suas práticas de infração nos remete às mais
> arcaicas e retrógradas práticas eugenistas do início do século XX.
> Privilegiar aspectos biológicos para a compreensão dos atos
> infracionais dos adolescentes em detrimento de análises que levem
em
> conta os jogos de poder-saber que se constituem na complexa
realidade
> brasileira e que provocam tais fenômenos, é ratificar sob o
agasalho
> da ciência que os adolescentes são o princípio, o meio e o fim do
> problema, identificando-
> "perigo biológico", desconhecendo toda a luta pelos direitos das
> crianças e dos adolescentes, que culminou na aprovação da
legislação
> em vigor - o Estatuto da Criança e do Adolescente.
> Pensar o fenômeno da violência no Brasil de hoje é construir um
> pensamento complexo, que leve em consideração as Redes que são cada
> vez mais fragmentadas, o medo do futuro cada vez mais concreto e a
> ausência de instituições que de fato construam alianças com as
> populações mais excluídas. É falar da corrupção que produz morte e
> isolamento e da precariedade das políticas públicas, sejam elas as
> políticas sociais básicas como educação e saúde, sejam elas as
medidas
> sócio-educativas ou de proteção especial.
> Enquanto a Universidade se colocar como um ente externo que apenas
> fragmenta, analisa e estuda este real, sem entender e analisar
suas
> reais implicações na produção desta realidade, a porta continuará
> aberta para a disseminação de práticas excludentes, de realidades
> genocidas, de estudos que mantêm as coisas como estão.
> Violência não é apenas o cometimento do ato infracional do
> adolescente, mas também todas aquelas ações que disseminam
> perspectivas e práticas que reforçam a exclusão, o medo, a morte.
> Triste universidade esta que ainda se mobiliza para este tipo de
> estudo, esquecendo-se que a Proteção Integral que embasa o ECA
> compreende a criança e o adolescente não apenas como "sujeito de
> direitos" mas também como "pessoa em desenvolvimento" - o que por
si
> já é suficiente para não engessar o adolescente em uma identidade
> qualquer, seja ela de "violento" ou "incorrigível"
> A universidade brasileira pode desejar um outro futuro: o de estar
à
> altura de nossas crianças e adolescentes.
>
> Assinam a Nota:
>
> 1. Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância -
CIESPI;
>
> 2. Programa Cidadania e Direitos Humanos da Universidade do Estado
do
>
> Rio de Janeiro - PCDH/UERJ;
>
> 3. Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de
>
> Psicologia - CNDH/CFP;
>
> 4. Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia
do
>
> Rio de Janeiro - CDH/CRP-05;
>
> 5. Cristina Rauter - Professora da Universidade Federal
Fluminense / UFF;
>
> 6. Programa Pró-adolescente - Universidade do Estado do Rio de
Janeiro/
>
> UERJ;
>
> 7. Márcia Badaró - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia
do
>
> Rio de Janeiro (CRP-05);
>
> 8. Anna Paula Uziel - Professora da Universidade do Estado do Rio
de
>
> Janeiro/ UERJ.
>
> 9. Maria Helena Zamora - Professora da Puc-Rio
>
> 10. Marcelo Dalla Vecchia - Professor da Universidade Federal de
Mato
> Grosso do Sul (UFMS)
> 11. Instituto de Estudos de Gênero - UFSC
>
>
>
>
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