Re: [espacosaude-ma] Carta sobre a consulta prévia para reitor-ufma
MAIS DO MESMO!!!
É sempre assim...
Todo processo eleitoral onde não há candidato do PSTU, todos os candidatos são iguais e fajutos. Eles, somente eles são a salvação do mundo!
Pra quem não sabe a votação do CONSUN que votou pela paridade nas eleições ficou em 19x13 (19 contra/ 13 a favor). Se os estudantes estivessem presente seriam mais 11 conselheiros e ganharíamos a votação. O problema é que os coselheiros da gestão passada não foram ao CONSUN (falha de todos por deixarem o DCE ruir na gestão passada). Então Denes, se não há paridade na UFMA temos uma grande parcela de culpa. Se lembre também Denes, que seu grupo político está na UFMA há muito tempo e pelo que vejo pouco faz para mudá-la.
Foi colocado em CEB passado pelo CAMAR do DCE lutar por melhorias na UFMA e a juventude do PSTU (falas de Letícia e a porta-voz Rielda) endossada pelo DCE, disse que lutar pelo específico é fraco que deveriamos lutar contrar pela Reforma Universitaria, pois segundo eles quando lutamos pelo Macro estamos lutando pelo micro (até onde sei, o Projeto de Lei da Reforma Universitária não prevê as trocas de bebedouros do CCET). Pasmem, mas é verdade! O DCE e o PSTU realmente pensam isso...
Amigos a UFMA É SUPERAVITÁRIA!!!! Em 2005 sobraram 5 milhões e em 2006 3 milhões. Então o nosso discurso de que a UFMA não tem recurso é parcialmente falho. O problema é que setores do Movimento vivem somente do discurso ideológico. Que tal irmos trabalhar, estamos cansado do mesmo blá-blá de sempre.
Quantos ofícios ou atos políticos o DCE fez para melhorar essas pautas?
Quantos vezes isso foi debatido no CEB?
Quantas vezes nos unimos para vencer essas pautas?
-Teatro na UFMA
-Banheiros
-RU
-Bebdouros
-Aumento de bolsas (Denes, vc sabe quantas bolsas a UFMA cede?)
A única pauta debatida e aceita teoricamente é a Reforma Universitária, lutar por outra coisa é não ter leitura (Como o próprio CAFIL- quintal do PSTU na UFMA).
Enquanto isso no CAMAR, estamos avançando!
-Conseguimos a Reforma Curricular do Curso de Medicina, será um novo curso, que formará profissionais no SUS e para o SUS (nos vamos além do discurso na hora de construir o SUS!)
-Conseguimos a Reforma do Prédio do ILA
-Iremos realizar a já gloriosa e tradiconal Semana do Calouro (com visitas às UBS, UM e HUPD e HUMI, recepção para os pais. oficinas de extensão universitária, iniciação científica e socialmente refereciada - nesse ponto também fomos além do discurso)
-Iremos realizar mesas de discussão sobre Reforma Universitária (lá nós discutimos mesmo. Não colocamos na mesa somente pessoas que discordam sobre um tema pra descer de porrada no tema), porque achamos que Movimento Estudantil não possui elite pensante, e sim base pensante e representamos (REPRESENTAMOS, não leia DOUTRINAMOS) a base.
- Estamos ao lado do estudante em diversas lutas sobre falta de professor e distorções na relação estudante-professor. Não dá pra lutar contra a Reforma Universitária se na UFMA tem professor que não dá aula e que trata mal o aluno (e não venham dizer que isso ocorre em virtude do sucateamento, ou que é culpa do sistema capitalista...). Uma luta e uma vitória de cada vez! Por que a luta é todo dia...
-Realizamos processo de seleção para os projetos de Extensão do Curso de Medicina.
-Temos conseguido manter uma boa participação no CAMAR, tendo uma grande participação nas reuniões-gerais
-Temos um excelente diálogo com os professores, técnicos e a Coordenação de Curso (isso não nos torna pelegos!)
-Estamos conseguindo renovar o Movimento Estudantil de Medicina!
E dá pra lutar pelo específico e vencer. Mudar o micro é mudar o macro!
Agora a carta sobre a reitoria.
É o MAIS DO MESMO. ´Ninguém é bom, todos são ruins. Todos são pelegos do governo federal.
O ESTUDANTE (E A SOCIEDADE TAMBÉM) SE CANSOU DESSE DISCURSO, O ESTUDANTE SE CANSOU DESSE MOVIMENTO ESTUDANTIL!
ME esse que não é propositivo! ME que não participa dos espaços com um bom projeto de universidade. ME que não luta pelo estudante.
Em São Paulo e Alagoas se ocupam a reitoria por melhoras de infra-estrutura no Campus, mas na UFMA pelo menos pro DCE-PSOL e PSTU essa luta não é válida.
Acho que todos iguais são os setores da extrema esquerda representados na UFMA, são todos radicais e rebeldes, ficam somente no discurso e estão no ME há varios anos (mas não são capazes de mudar a realidade nos seus cursos e nem na UFMA).
Enquanto o DCE poderia utilizar o espaço para ser propositivo, utiliza-o para ser inimigo do estudante.
O DCE pede o boicote (para que não sabe o boicote foi votado em CEB com míseros 6 ou 7 CAs, sendo a maioria CAs quintais do PSTU na UFMA, e não havia nenhum CA da área da Saúde. AFIRMO QUE O DCE NÃO REPRESENTA OS ESTUDANTES DA UFMA), mas se esquece de que a maior parte dos estudantes vão votar. E O DCE novamente escolha o lado que não é o do estudante.
O Processo Eleitoral não é o dos melhores. Claro que não é! Mas, podemos participar de forma crítica nesse processo. É fundamental participamos desse processo, porque somos nós que vivemos a Universidade!
O Sistema Eleitoral Brasileito é justo? Claro que não! pois para vencer é necessário ter muita grana para investir em campanha e ainda é cheio de falhas. Mas até onde sei Toda eleição PSTU e PSOL se candidatam e pedem voto. E geralmente, são candidaturas "fora de órbita".
Afirmo que essa carta não passa de uma hipocrisia de uma falsa esquerda.
Afirmo que essa carta não vai alterar em nada o resultado das eleições.
Afirmo que o PSTU e o DCE-PSOL continuaram a se julgar donos do movimento estudantil.
Afirmo que esse Movimento Estudantil precisa urgentemente de uma reformulação (são sempre os mesmos que frequentam os CEBS e os espaços de discussão. Não estamos conseguindo avançar, ou mudamos o discurso e as práticas ou iremos fracassar).
Afirmo que PSTU e DCE-PSOL não respeitam a pluralidade do Movimento Estudantil, pois acham que somente a suas pautas e demandas são adequadas e iluminadas por Marx.
Afirmo que o DCE não representa os estudantes.
Afirmo que os candidatos a reitor e vice-reitor são diferentes, e possuem propostas completamente diferentes.
Afirmo que esse Movimento Estudantil da falsa esquerda é responsável pelo fracasso e marasmo do ME na UFMA.
Afirmo que o boicote é danoso ao Movimento Estudantil, pois continuaremos a ser tratados como "aqueles que somente criticam e não possuem propostas".
Afirmo que a carta "Eles são todos iguais" é o símbolo do que há de pior no Movimento Estudantil, e que ela foi redigida por um DCE que realiza e delibera CEBs com pouquíssimos CAs. (Aí você vai dizer o CA não vai pro CEB porque não quer! Aí eu te digo os CAs não vai mais pro CEB porque é um espaço que não serve pra nada e somente delibera coisas lunáticas).
Afirmo que se não nos tornarmos mais pragamáticos em nossa luta, iremos perdê-la.
Reafirmo que os estudantes irão votar mesmo assim.
"Nunca nos realizamos verdadeiramente se não estivermos trabalhando pelo bem de nossos semelhantes: nesse caso, não só nosso fardo não será pesado demais, como também nossas satisfações não serão apenas alegrias egoístas. Assim, precisamos estar atentos para evitar cair na mais perigosa de todas as tentações: o fascínio do pensamento abstrato."
Karl Marx
Atenciosamente, propositivo e pouco fascinado pelo pensamento abstrato,
Lucas Valadão
ELES SÃO TODOS IGUAISNo dia 5 de junho de 2007 ocorrerá a Consulta Prévia para Reitor e Vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão. Nesta "Consulta", fomos surpreendidos pela continuação de uma imoral anti-democracia típica dos tempos feudais. Não há espaço para que os estudantes decidam qual candidato deve administrar nossa universidade, pois a desigualdade nos peso dos votos é tal que o voto dos professores vale 70% e o dos estudantes e técnicos 15% cada. Além disso, ainda persiste a chamada "Lista Tríplice", onde os novos reitor e vice-reitor são definidos pelo Presidente da República, independentemente de qual tenha sido a decisão da comunidade universitária. Eleições diretas, onde o processo se encerre no âmbito da própria universidade respeitando sua autonomia, e voto universal [o sufrágio universal é uma reivindicação da Revolução Francesa: não há nada de ultra-avançado nisso] são premissas elementares para um processo eleitoral real na universidade. Entretanto, essa notável farsa eleitoral não caracteriza a totalidade do processo de "Consulta". Justamente porque, mesmo com tamanhas discrepâncias, nós temos um rol de candidaturas dadas, todas esbanjando um discurso democrático e em defesa da universidade. Nós, sem titubear, dizemos sobre tais candidatos: ELES SÃO TODOS IGUAIS! O que os unifica é a maneira e o programa de administrar que tem pilhado a UFMA nas últimas décadas. O primeiro sintoma disso está em seus materiais de campanha: não mencionam de nenhum modo a estrutura e o caráter anti-democrático desta "Consulta". O segundo sintoma: a pauta do dia nos debates e lutas nacionais e locais está a Reforma Universitária do governo Lula e seu caráter privatizante e nocivo à educação superior pública, e todos os candidatos se furtam desta discussão.OS REITORES E VICES...Natalino Salgado é um candidato que não precisamos ir longe para caracterizar. É o representante-mor das burocracias anteriores e que tem, da forma mais promíscua, mamado nas tetas daqueles que tiverem no poder. Seu vinculo direto com a famigerada Oligarquia Sarney é inquestionável. Sua administração no H.U é mostra exemplar do seu modo de servil de administrar: abrindo as portas para a iniciativa privada; vejamos o quanto de "terceirizações" que surgiram em sua gestão por lá. Além disso, existem grandes riscos dos H.U's serem geridos por fundação estatal, tal como a proposta do governo federal, onde passem a vender convênios, seguros-saúde etc e, quebrando a vinculação direta com a universidade, diminua o papel de ensino, pesquisa e extensão nos mesmos. Salgado faz vista grossa a esta questão. Francisco Gonçalves surge como pretensa alternativa às últimas gestões autoritárias da Saúde. No entanto, para quem conhece as correlações de forças na universidade, sabe bem que ele é o candidato cujo programa é deveras semelhante ao do governo federal e, portanto, um potente interlocutor para aplicação das reformas neoliberais, em especial a Reforma Universitária. Seu programa é bem claro: o citado princípio de autonomia financeira de sua carta está nos marcos do PL 7 200 [Reforma Universitária], que desresponsabiliza o Estado quanto ao financiamento da universidade e as dota de "autonomia" para buscarem recursos na iniciativa privada. Gonçalves rasga elogios à política de expansão do governo Lula [expansão pelo famigerado PROUNI e pela Educação à Distância]; defende o fortalecimento do empreendedorismo e sua lógica mercantilista através das empresas juniores; contraditoriamente quer ampliar as ações de Assistência Estudantil simplesmente mantendo o que já existe; o tal "Reitor pra toda a Ufma", coordenador do curso de Comunicação Social, nem menciona em seu programa o acelerado processo de privatização da Rádio Universidade. Mais um tentáculo da privatização escamoteado em pele de cordeiro. Fernando Manzke é uma candidatura completamente fora de órbita. Até então não está tão claro o que de fato esta candidatura laranja cumpre neste processo. Oposição, ao contrário do que diz, ele não é certamente. Seu abstrato e omisso programa revela suas características; muitos sabem na universidade como é a experiência administrativa com Manzke. Sua completa má direção no Pronera, com auditoria em andamento pelo INCRA, nos deixa de antemão alerta que sua candidatura nem de longe nos serve.Assim como existe a falsa polarização entre Natalino Salgado e Francisco Gonçalves, para Vice-reitor existe uma falsa polarização entre Oliveira e Allan Kardec. Oliveira não tem um mínimo de moral para pedir voto a ninguém; ele que,em Assembléia Geral da APRUMA, foi um dos que defendeu que o sindicato não participasse do processo eleitoral por sua completa imoralidade [sendo, inclusive, um dos redatores do Manifesto da entidade denunciando a Consulta], na semana seguinte se lança como candidato. Um oportunismo tão deslavado que nem seria preciso falar de seu trânsito entre os setores mais progressistas da universidade e entre os mais conservadores, somente com o propósito de se autopromover.Allan Kardec é um candidato típico da direita. Seu programa é tão ruim quanto sua identidade política: sarneysta aberto. Fora o fato que uma base fundamental de sua candidatura, tal como a de Natalino, é do PC do B/UJS, esse partido stalinista que é do governo, e que é histórico traidor das lutas.Tarzan e Zartú são dois laranjas, ninguém duvida. Tarzan talvez seja mais cara-de-pau em se candidatar, visto que ele, diretor do CCET, quer se colocar como administrador quando não consegue resolver nem os mínimos problemas do Centro em que ele é diretor.O QUE FAZER?Nessa contexto, juntamente com Conselho de Entidades de Base da UFMA, instância deliberativa do Movimento Estudantil, deliberamos pelo BOICOTE à Consulta Prévia pelo completo engodo que ela representa e por todos estes candidatos chapa-branca que estão no pleito. Reiteramos que a juventude e os trabalhadores da universidade podem dar uma resposta positiva a essa farsa eleitoral, negando-a. A Consulta Prévia é uma farsa. BOICOTE!!! O BOICOTE, entretanto, não é uma posição vazia. É, pelo contrário, uma resposta alçada na defesa real da Universidade, através de um programa coerente e avançado que responda às nossas necessidades e anseios. Assim, a comunidade universitária pode somar forças conosco defendendo:Fortalecimento da Frente de Luta contra a Reforma Universitária;
Apoio à luta contra as reformas neoliberais do governo Lula!
Fim da taxas dentro da UFMA!Por uma pós mestrado biodiversidade e conservação gratuito!
Auditoria nas contas da Universidade e das Fundações Sousândrade e Josué Montello!
Por uma avaliação de verdade!Não ao ENADE!Revisão e conclusão das obras das Casas Estudantis dentro do Campus!
Ampliação das bolsas estudantis!
Por uma rubrica específica para Assistência Estudantil!
Ampliação do Restaurante Universitário! Por um RU gratuito!
Por um teatro dentro do Campus!
Pelo fim da Lista Tríplice!
Por voto universal nas eleições para reitor e vice-reitor!
Em defesa de políticas afirmativas para além das cotas!
Pelo fim da Segurança armada e privada dentro do Campus! Por concurso público para a Segurança!
Pela paridade nos órgãos colegiados da UFMA!
Em defesa do SUS e contra a privatização dos HUs!
Contra a privatização da Rádio Universidade e que esta seja sob controle da comunidade acadêmica!
Pela revogação da Resolução 66/06 do CONSAD!DCE-UFMAgestão "Amanhecer na Luta"Movimento "Na Trincheira e na Poesia"CONLUTE CABIO-UFMA
MEU DINHEIRO NÃO É CAPIMEU QUERO UM MESTRADO GRÁTIS PRA MIMlista de discussão nacional de estudantes de biologiabiologia-subscribe@yahoogroups. com
Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
.
__,_._,___
<< Home