Antes de começar...O debate pelo menos da minha parte vai ser de alto nível e cientificamente comprovado... Não vai ser como o debate de ENADE ou fundação estatal de direito privado... Nada de debate panfletisita e sem fundamentação....
Outra coisa antes de começar.... O que acho engraçado no ME é que tem estudantes oriundos da burguesia (eu me incluo), aliás quase todos nós, que no sonho juvenil se querem inserir como classe trabalhadora, e se julguem seus representantes. Joelson, me diz aqui... Onde você trabalha? Qual a sua experiência prática da mais valia e da alienação do trabalho? Ou você fica como os demais membros do PSTU gostam mesmo é da teoria.... Joelson, julgo que você não é representante da classe trabalhadora (muito menos dos filhos dela) e não o seja, deixemos que a classe trabalhadora que trabalha represente a si mesma. Esses representantes da verdadeira classe trabalhadora terão meu apoio, agora filhinhos de papai brincando de fazer revolução de classe, esses não vão!
Os 6 eixos do ReUNI são:
Caro Joelson,
Gostei da provocação do pilantra. membros do único partido ético e correto o PSTU, já me chamaram de pequeno burguês, de acadêmico que luta por
melhoras em banheiro. Mas pilantra é a primeira vez.
Mas entendo o seu posicionamento simplista e dualista (ou é ingenuidade ou é pilantragem). Não podia esperar de um membro de um partido ditatorial e centralista posturas e amplas e democráticas. Até porque o seu autor-mor que escreve a bíblia dos dogmáticos da esquerda "purista" jamias trabalhou na vida e também jamais viveu experiências democráticas ( Esse autor tinha uma quedinha por poderes centralistas, o que é de esperar de um homem que viveu no período do II Reich). O que me torna feliz é que o Povo Brasileiro constantemente diz não ao PSTU nas urnas e onde for!
(Qual seria a diferença entre um radical marxista e um fanático religioso?)
Joelson,
Você seria um excelente orador, mas seria um péssimo gestor.
o ReUNI prevê aumento de 20% no orçamento, correto?
Joelson (seja sincero) você ao menos procurou saber quanto é o orçamento da UFMA, antes de dizer se o dinheiro dava ou não para realizar o que foi prometido.
JOELSON PILANTRA É VOCÊ! Pilantra quando se propõe a escrever um texto sem fundamentação, e baseado somente nas suas idéias que sei lá de onde vem.
JOELSON INGÊNUO É VOCÊ! Quando escreve e afirma coisas baseadas no senso comum.
Vamos lá, terei prazer em rechaçar o seu texto (o farei bem fundamentado!)
"E deixa claro ainda que o atendimento dos planos é condicionado à capacidade orçamentária e operacional do Ministério da Educação." Caro Joelson, orçamento e planejamento é coisa pra gente séria (não é uma área qua a gente fala o que vem na cabeça como você faz). O MEC já destinou execução orçamentária para o ano de 2008 para o ReUNI. Sabe como eu sei disso? Eu pesquisei, e fui atrás da informação, o problema é que você somente lê os argumentos panfletistas do seu partido lunático de fundo de quintal. Está previsto na execução orçamentária para as IFES que já aderiram ao ReUNI em 2008 480 milhões de reais fonte: MEC
"Ora, com esse insignificante aumento a possivelmente ser dado nos próximos cinco anos, como poderemos aumentar em 1000% a extensão, construir creche e aumentar em 200% a assistência estudantil, reformar ginásio, contratar mais professores e ainda criar novos cursos?"
Joelson (você conhece o orçamento da UFMA, como diz se vai dar ou não?, está convidado por mim para que eu te explique algumas coisas de orçamento, está interessado?...caso não queira me ajuda, que tal ir ao próximo CONSAD, ou pesquisar os dados pela internet?). O orçamento da UFMA de 2006 é aproximadamente 380 milhões de reais. 20% é 76 milhões de reais! 76 milhões de reais dá ou não dá pra fazer o que foi posto em Joelson?? Por isso que o CONSUN se reunirá na sexta para fazer uma análise pragmática-politica-realista do projeto e não como a sua análise panfletária-fraca-lunática....
"Outro problema grava é reduzir assistência estudantil a bolsas, que tenho séria dúvidas se serão aumentadas (creche então...). Ô mestre Lucas, sei que é muito abstrato pra ti, mas os filhos da classe trabalhadora que ainda conseguem entrar na UFMA não têm condições de comprar livros, pagarem RU, comprarem passe, alugarem moradia."
Problema gravíssimo mesmo Joelson... não podemos admitir que Assistência Estudantil se resuma a bolsas... A Pro-Reitoria de Extensão (vem cuidando da parte de Assuntos Estudantis) tem o mesmo entendimento seu e meu (tá vendo Joelson nem todo mundo que é oposição é demônio, sai dessa lavagem cerebral amigo! ainda tem tempo!).... A Pró-Reitoria pretende ter entre os agraciados por projetos de Assistência Estudanti, pretende dar assessoria de cursos de língua estrangeira, computação... Dar acompanhamento para estudantes que tenham problema de transporte (lembra aquele filho daquela classe que a gente não representa?)....E coisas mais (leiam o projeto!!!).... Não é somente creche e bolsas!..... Lembremos também que Assistência Estudantil não é gastar 1 milhão e 400 mil reais em uma casa para 80 estudantes (você defendeu isso não defendeu Joelson? )
"""Outro problema é o que foi feito pra atender o quarto eixo do programa, constante no 2° parágrafo do Art. 1°, que diz dever haver diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada, que seria o bacharelado interdisciplinar. A não ser que aqui a proposta da UFMA tenha sido maquiada, escondendo seu real significado."""
Joelson o MEC flexibilzou alguns tópicos do ReUNI após forte pressão da ANDIFES. Não haverá mais a necessidade obrigatória de criação dos bacharelados interdisciplinares e nem do cumprimento da relação 18/1.
então a proposta da UFMA está correta (vai dar o braço a torcer Joelson, ou vai continuar procurando defeito?? Agora vai partir pra criticar o sistema capitalista?)
Como eu soube disso, perguntando ao presidente da ANDIFES, lhe disse que era inadmissível a criação obrigatória dos BIs e da relação 18/1 em todas as IFES ele me disse que concordava comigo (tá vendo o Prof. Arquimedes da ANDIFES não é o demônio) e que já tinha exposto o problema ao ministro, que tinha acatado os pedidos.
Sobre os demais eixos, a debate crítico-propositivo-proativo continua no CONSUN, agora tenho que ir pra aula...Todos lá no dia 30!
Depois do ReUNI, temos que mobilizar a sociedade e disputar espaço no congresso e em todos os espaços deliberativos e executivos.
Em um cartaz antigo de 1918....
"O Camarada Trotsky conduz o exército vermelho a glória de vitória em vitória"
É amigos iremos mudar o mundo de vitória em vitória.....enquanto isso alguns não fazem nada esperando o dia da grande revolução... Parecem senhores chatos e ranzinzos que acham tudo ruim e que veêm o demônio em tudo...
Joelson, espero um pedido de desculpas seu... Não sou pilantra e muito menos ingênuo. Sou realista, estou lendo a fundo o projeto e acho que ele pode revolucionar a UFMA se nós trabalharmos por ele!
Vamos trabalhar pela UFMA e pelo nosso país, que tal deixar o seu partido de lado um pouco?
Outra coisa, antes de ir... Para acreditar nas desculpas esfarrapadas da Rielda e do Serginaldo, aí sim tem que ser ou ingênuo ou pilantra... Rielda e Serginaldo traíram o ME!
E.... Joelson, sei que você vai ler o projeto ( e vai gostar dele) o problema é que você não pode discordar da deliberação do partido, mas sei que você vai gostar!
Sinceramente,
Lucas Valadão
"nem com marx, nem contra marx"
"nova sociedade, novas idéias, novas práticas, uma nova esquerda"
PS.
ReUNI -UFMA
POLÍTICAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
- Implementação de uma Política de Extensão que estabeleça efetivamente integração entre a Universidade e a Sociedade através de uma prática transformadora, voltada para os interesses e necessidades da população, que possibilitem a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas:
- Estímulo à interdisciplinaridade na formação de equipes de programas e projetos de extensão reforçando a articulação e inter-relação das experiências vivenciadas;
- Criação de mecanismos de aproximação da Pró-Reitoria de Extensão com todos os extensionistas através de reuniões periódicas, seminários, congressos, entre outros;
- Criação de um Departamento para cuidar das incubadoras, inovações tecnológicas, patentes, empresas juniores, etc;
- Criação de uma coordenação para gerenciamento de projetos financiados;
- Criação e dinamização de instrumentos de divulgação das ações de extensão através de periódicos, site da PROEX e do Memorial da Extensão da UFMA;
- Criação de Auditório Multimídia de Extensão (250m² x R$ 1.200,00 = 300.000,00)
- Criação de Laboratório de Informática da Extensão (70m² x 1.200,00 = 84.000,00)
- Criação de Memorial e Banco de Dados da Extensão com sistema de consulta interno e externo (250m² x 1.200,00 = 300.000,00)
- Contratação de Pessoal Técnico e Administrativo (para a PROEX campus I dois administrativos e para os campi Imperatriz e Chapadinha seis funcionários, sendo 02 técnicos e 01 administrativo, respectivamente)
- Ampliação de Dotação Orçamentária para PROEX na ordem de 1.000% (R$ 250.000,00 anuais)
- Construção de sede própria da UNITI (Universidade da Terceira Idade) no Campus Universitário do Bacanga, dotada de infraestrutura adequada para funcionamento das atividades do projeto (370m² x 1.200,00 = 444.000,00)
ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR AS METAS
1. Ampliar, reequipar e estruturar o Restaurante Universitário do Campus I São Luís;
2. Implantação de Restaurantes Universitários nos Campi;
1. Implantação do Programa Bolsa Permanência para alunos carentes;
2. Implantação do Programa Inclusão Digital;
3. Implantação do Programa Auxílio-Transporte;
4. Implementação e ampliação do Programa de Acesso à Língua Estrangeira;
5. Contratação de pessoal para compor o quadro efetivo do Setor de Assistência Estudantil (Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos);
6. Ampliação do número de auxílios à participação de estudantes em eventos científicos e ao estímulo à realização de eventos acadêmicos, culturais e esportivos;
7. Criação de creches;
Joelson Gomes Carreiro <joelson_mef@yahoo.com.br> escreveu:
Pelo visto, das duas uma
Ou é muita pilantragem,
Ou muita ingenuidade.
Vamos então ao decreto 6096, de abril desse ano, que coloca as linhas gerais para implantação desse projeto. No seu Art 3° é dito que o acréscimo de recursos será limitado a vinte por cento das despesas de custeio e pessoal da universidade, no período de cinco anos. E deixa claro ainda que o atendimento dos planos é condicionado à capacidade orçamentária e operacional do Ministério da Educação. Ora, com esse insignificante aumento a possivelmente ser dado nos próximos cinco anos, como poderemos aumentar em 1000% a extensão, construir creche e aumentar em 200% a assistência estudantil, reformar ginásio, contratar mais professores e ainda criar novos cursos?
È no mínimo um erro lógico.
Além do que, o próprio decreto contradiz algumas propostas que estão sendo elencadas para a UFMA, como é o caso do aumento da extensão. Isso porque os professores que possivelmente serão contratados serão os chamados professores equivalentes (ou no máximo o que conhecemos hoje como substitutos), que cumprem unicamente a função de ensino, deixando pesquisa e extensão de lado.
Outro problema grava é reduzir assistência estudantil a bolsas, que tenho séria dúvidas se serão aumentadas (creche então...). Ô mestre Lucas, sei que é muito abstrato pra ti, mas os filhos da classe trabalhadora que ainda conseguem entrar na UFMA não têm condições de comprar livros, pagarem RU, comprarem passe, alugarem moradia.
Outro problema é o que foi feito pra atender o quarto eixo do programa, constante no 2° parágrafo do Art. 1°, que diz dever haver diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada, que seria o bacharelado interdisciplinar. A não ser que aqui a proposta da UFMA tenha sido maquiada, escondendo seu real significado.
E nem vou comentar aqui alguns outros eixos que são colocados no decreto, pois são indefensáveis. Pra tentar defende-los o cara tem de ser muito pilantra mesmo.
PS.: Estamos diante de um decreto, que é um compromisso de governo e não de Estado. Assim, a UFMA aderindo agora, só teria a garantia de algum aumento de verbas nos próximos dois anos, pois nada garante que o próximo governo acate tal decreto.
PSS.: Rielda e Serginaldo esclareceram o porque de não estarem como conselheir@s:
Ambos eram supletes e não titulares. Depois da destituição dos titulares, Rielda recebeu a convocatória para duas reuniões, a primeira não ocorreu e a segunda deveria começar as 8:00h, já era 8:30h e não havia começado, então ela voltou ao trabalho e quando retornou, por volta de 9:30h, a reunião já havia começado, não podendo mais ser empossada. Desde então não recebeu mais convocatória. E Serginaldo nunca recebeu convocatória.
PSSS.: De repente olhando o projeto da UFMA sejamos esclarecidos de onde virá essa grana, assim como as mazelas do decreto serão contornadas, ficamos a espera Valadão...
Lucas Valadão <lucasvaladao3@yahoo.com.br> escreveu:
Caro Joelson,
O Projeto será enviado ainda hoje aos emails de todos os conselheiros. Quando me enviarem, te envio a proposta a ser apresentada no CONSUN.
Andei dando uma olhada no projeto que está sendo escrito (algo pode ser mudado ainda).
Não haverá bacharelado interdisciplinar.
O Orçamento da extensão universitária pretende aumentar em 1000%, indo para 250 mil reais anuais.
Haverá forte incremento da assistência estudantil (aumento do número de bolsas), incremento de 200% do orçamento atual, construção de uma creche.
Previsão de reforma do Ginásio da UFMA (o teto está desabando - olhemos o exemplo da Bahia!), orçada em 500 mil reais (será feita com dinheiro do ReUNI).
Contratação de mais professores (o número é expressivo).
Criação de novos cursos de graduação (entre eles Engenharia Naval, Engenharia da Pesca e Engenharia Mecatrônica).
Será buscada a relação de 18 estudantes/docente (hoje está em 13).
O Projeto abarca os seis eixos do ReUNI.
Isso foi o que me lembro, mas a versão completa envio em breve.
Votação é na 6a feira (dia 30 de novembro)
abs,
Lucas
PS: Más notícias, perdemos mais dois conselheiros por falta. Gustavo (quimica industrial) e Leonardo (geografia) foram exonerados. Assim é complicado!
Joelson Gomes Carreiro <joelson_mef@yahoo.com.br> escreveu:
Opa Lucas, vc que já deve ter dado uma lida no projeto poderia colocar alguns de seus pontos pra que a discussão engrene por aqui....
Lucas Valadão <lucasvaladao3@yahoo.com.br> escreveu:
Más notícias...
Leonardo (CONSEPE) foi destituído do CONSEPE por falta...
Hoje, mas alguns do CONSAD tbm seriam destituídos por falta...
O voto estudantil que jé era pouco, se torna ainda menor...
Votação é na sexta...
até
Lucas Valadão <lucasvaladao3@yahoo.com.br> escreveu:
Caro Joelson,
O projeto será entregue com a convocatória da reunião.
Não sei se terei ele em versão digital, mas lhe aviso em breve.
Seria bom que marcássemos um momento para analisá-lo em conjunto, o que acham?
abs
Joelson Gomes Carreiro <joelson_mef@yahoo.com.br> escreveu:
Pois é Lucas, a cobrança deve mesmo ser feita, mesmo sabendo que o voto estudantil é voto vencido pela falta de paridade.
E você pode mandar o projeto proposto pela direção para a UFMA, pra darmos uma estudada?
Inté,
E viva o Ensino Médio Plus para os filhos da classe trabalhadora!
Viva o aumento do nosso Exército de Reservas!
Lucas Valadão <lucasvaladao3@yahoo.com.br> escreveu:
Caros Amigos,
Votação do ReUNI é no dia 29 de novembro (quinta-feira).
Será realizado um CONSUN. Os representantes estudantis aptos a votar são: Leonardo Cordeiro (geografia), Gustavo Santos(quimica industrial), Péricles (economia), Lucas Valadão (medicina), Lourival (engenharia), Priscila (nutrição) e Hélio (geografia).
Os demais representantes estudantis (eram para ser 13 votantes, 7 do CONSEPE e 6 do CONSAD), não poderão votar porque nunca compareceram a nenhuma reunião do Conselho e por isso nunca foram empossados. Entre os traidores do Movimento Estudantil, que não exercem o papel que se proporam quando se candidataram aos conselhos temos alguns nomes conhecidos, como por exemplo a Coordenadora Geral do DCE que nunca pisou no CONSEPE, ou ainda Rielda que nunca pisou no CONSEPE e Serginaldo que nunca pisou no CONSAD, ambos do PSTU.
Espero que a reunião do dia 29 seja produtiva e seja pautada na defesa da expansão da UFMA para que os filhos da classe trabalhadora possam ter acesso a universidade de qualidade.
Espero que antes de se posicionar, leia-se o projeto proposto pela Direção para a UFMA.
Não quero um debate como o do ENADE, pautado em argumentos falhos e não referendados.
Espero também que se pense no futuro do país e não somente em questões puristas ideológicas sem aplicabilidade prática a curto médio e longo prazo.
Saudações,
Lucas Valadão
Membro Titular do Conselho Universitário
PS.: Viva o DCE da pluralidade e democrática, quem discordar de suas doutrinas poderá perder o cargo no conselho!
PSS.: Não poderemos requisitar a paridade no CONSUN enquanto irresponsáveis se candidatarem aos cargos. Se temos 13 conselheiros e somente 7 comparecerem, como requisitar a extensão das vagas???
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Joelson Carreiro
Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia
Gestão "lutemos pelo que emancipará"
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Joelson Carreiro
Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia
Gestão "lutemos pelo que emancipará"
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Joelson Carreiro
Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia
Gestão "lutemos pelo que emancipará"
Abra sua conta no
Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
<< Home