[espacosaude-ma] Manifesto em Defesa da UFMA
Prezados Colegas, companheiros e companheiras
Este é o texto do manifesto que lançaremos na
próxima quinta-feira, dia
18, a partir das 17h no ato-show na área de
vivência da UFMA.
Precisamos listar pessoas e entidades disposta a
assiná-lo e indicamos que isto
seja feita até terça-feira, dia 16. Aos colegas
da UFMA, em
particular, peço que ajudem nesta articulação.
As pessoas/entidades dispostas assiná-lo, favor comunicar este fato
para meu endereço (welbsonmadeira@uol.com.br) e/ou para apruma@elo.com. br .
Obrigado pela atenção, um abraço
Welbson Madeira
contribuições da UFMA e de outras instituições federais de ensino
MANIFESTO EM DEFESA DA UFMA E PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE
Pesquisas, trabalhos de extensão com a comunidade, atendimento nos
hospitais universitários e ensino comprovadamente de qualidade são exemplos
de
superior (IFES) à sociedade. Todavia, diferentemente do apresentado em
discursos e propagandas, como outros serviços públicos, o ensino
superior não tem recebido o apoio necessário dos sucessivos governos. Na
verdade, as IFES funcionam em condições cada vez mais adversas. Esta
realidade tem que ser mudada com urgência e radicalmente, para o bem do
Brasil.
É necessário haver uma inversão de prioridades em nosso país. O Estado
arrecada vez mais e o governo Lula diz que a economia está bem,
entretanto os principais beneficiários das riquezas produzidas pela nação
continuam sendo os banqueiros, grandes empresas e grupos que especulam com
a chamada dívida pública. A falta de recursos para os serviços públicos
se manifesta no caos aéreo, na barbárie dos centros urbanos, na
indigência de grande parte da população brasileira e no caos da saúde e da
educação.
No caso das universidades federais, embora estas tenham aumentado as
matrículas de estudantes nos últimos anos, atualmente recebem menos
verbas e tem menos professores e técnicos administrativos do que no início
da década de 90. Entre os resultados disso, na UFMA, por exemplo, pode
se verificar a insuficiência de livros, laboratórios sucateados, prédios
em condições insalubres, falta de material de apoio didático e
precariedade na assistência estudantil.
Não podemos deixar de ressaltar os baixos salários. Atualmente um
professor com doutorado recebe menos que determinados servidores públicos
que concluíram apenas o 2º grau. De acordo com cálculos efetuados pelo
Sindicato Nacional de Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN), o poder de
compra do professor é, em média, metade do prevalecente em janeiro de
1995 e cerca de 80% da sua remuneração é em forma de gratificações e
abonos. Diante deste fato, em março deste ano o ANDES-SN protocolou uma
pauta de reivindicações dos docentes, mas somente em agosto o governo
reuniu pela primeira vez com o sindicato. Mas até o momento efetivamente
não apresentou qualquer contraproposta.
O funcionamento das universidades federais em condições cada vez mais
precárias desmotiva a comunidade acadêmica, desestimula a carreira
docente, cria dúvidas em parte da população quanto ao valor da universidade
pública,põe em risco a permanência de sua qualidade e favorece a
expansão das instituições privadas de ensino, norteadas mais pelo lucro do
que pelo compromisso com a sociedade.
Defendemos que haja uma expansão do ensino superior público e gratuito
que amplie sua qualidade. Para isso é necessário aumento de verba
proporcional ao aumento de vagas nos cursos, respeito à autonomia das
universidades conforme estabelece a Constituição Federal, recomposição do
poder de compra dos professores e técnicos, novos concursos e preservação
do tripé ensino, pesquisa e extensão, que é o que diferencia a
universidade pública das empresas que ofertam ensino pago.
A universidade pública é um patrimônio do povo brasileiro. A UFMA é um
patrimônio dos maranhenses. Nós a defendemos!
Com lutas, venceremos!
Blog do ENEB 2008 São Luís - MA
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