[espacosaude-ma] Opinião do Lucas, resposta do Denes
Em espacosaude-ma@yahoogrupos.com.br, Lucas Valadão lucasvaladao3@...> escreveu
MAIS DO MESMO!!!
É sempre assim...Todo processo eleitoral onde não há candidato do PSTU, todos os candidatos são iguais e fajutos. Eles, somente eles são a salvação do mundo!
Denes: Na verdade não só eles. Os situacionistas também são muito legais (opinião própria). Apenas o legado destes, do Trostsky e do CHE podem nos salvar das amarras do capitalismo. Nem a social democracia, nem as burocracias seja stalinistas ou cooptadas por ela, as demais caricaturas, nem tão pouco o liberalismo nos dão respostas suficientes. Eu insisto em dizer que SÓ A LUTA MUDA A VIDA!
Pra quem não sabe a votação do CONSUN que votou pela paridade nas eleições ficou em 19x13 (19 contra/ 13 a favor). Se os estudantes estivessem presente seriam mais 11 conselheiros e ganharíamos a votação. O problema é que os coselheiros da gestão passada não foram ao CONSUN (falha de todos por deixarem o DCE ruir na gestão passada). Então Denes, se não há paridade na UFMA temos uma grande parcela de culpa. Se lembre também Denes, que seu grupo político está na UFMA há muito tempo e pelo que vejo pouco faz para mudá-la.
Denes: pôôôôô... agente deveria tá lá. Eu fui à posse pelo CONSEPE. Lá nossas forças são ainda menores. Na votação pela cobrança de taxas no mestrado, tomamo porrada.
Foi colocado em CEB passado pelo CAMAR do DCE lutar por melhorias na UFMA e a juventude do PSTU (falas de Letícia e a porta-voz Rielda) endossada pelo DCE, disse que lutar pelo específico é fraco que deveríamos lutar contra a Reforma Universitária, pois segundo eles quando lutamos pelo Macro estamos lutando pelo micro (até onde sei, o Projeto de Lei da Reforma Universitária não prevê as trocas de bebedouros do CCET). Pasmem, mas é verdade! O DCE e o PSTU realmente pensam isso...
Denes: Rielda falou bem. Quando se luta pelo macro, se conquista o micro. Este Projeto não prevê bebedouros, mas prevê (ou deveria prever) infraestrutura física. É aí que entra o bebedouro. Uma pergunta que eu faço é: por que vocês da chapa "TE LIGA" estão tão interessados em DCE? O que levou vocês a disputarem o DCE? Será que não dá pra fazer movimento estudantil sem ser por fora de porra (desculpa o termo) de DCE?
Amigos a UFMA É SUPERAVITÁRIA!!!! Em 2005 sobraram 5 milhões e em 2006 3 milhões. Então o nosso discurso de que a UFMA não tem recurso é parcialmente falho. O problema é que setores do Movimento vivem somente do discurso ideológico. Que tal irmos trabalhar, estamos cansado do mesmo blá-blá de sempre.
Denes: não somos nós que devemos trabalhar. São as instâncias do governo e da universidade através de seus funcionários técnicos administrativos e professores, ou seja, o sistema produtivo propriamente dito e assalariado. A nós cabe a produção de saber na pesquisa, ensino e extensão socialmente referenciada. Não são três os pilares; são quatro: ensino, pesquisa, extensão e luta.
Quantos ofícios ou atos políticos o DCE fez para melhorar essas pautas?
um monte.
Quantos vezes isso foi debatido no CEB?
muitas.
Quantas vezes nos unimos para vencer essas pautas?
inúmeras.
Teatro na UFMA
Já temos os profissionais: técnicos e professores do Departamento. Mas falta lutar para que os bonitinhos do governo comecem a se mover, que a reitoria comece as obras de construção já.
Banheiros
Já temos os profissionais que reparam e aqueles que constroem. Falta empenho de nossa parte para lutar por uma Reforma justa e séria para que a grana seja realmente investida e que a próxima reitoria realmente trabalhe através dos zeladores, que faça a contratação de gente qualificada para ampliação dos mesmos mediante um salário digno.
RU
Já temos os profissionais: nutricionistas, técnicos. Falta empenho por parte da burocracia da universidade em promover uma reforma bacana, ampliá-la e torná-la grátis. RU GRATUITO JÁ E AMPLIAÇÃO.
Bebedouros
Já temos os profissionais habilitados a colocar em funcionamento os bebedouros. Estes devem dispor de um salário digno.
Aumento de bolsas (Denes, vc sabe quantas bolsas a UFMA cede?)
não sei.
A única pauta debatida e aceita teoricamente é a Reforma Universitária, lutar por outra coisa é não ter leitura (Como o próprio CAFIL - quintal do PSTU na UFMA).
Denes: concordo. Lutar por outra coisa menor é não ter leitura. Mas que os PSTU possui "quintais"... vejo apenas três militantes do PSTU atuando pra valer. Eles não possuem "currais".
Enquanto isso no CAMAR, estamos avançando! Conseguimos a Reforma Curricular do Curso de Medicina, será um novo curso, que formará profissionais no SUS e para o SUS (nós vamos além do discurso na hora de construir o SUS!).
Denes: legal. Precisamos de médicos para as classes oprimidas. Não devemos deixar de abordar as questões basais que é a distinção entre mercado de trabalho e necessidades sociais. Devemos promover debates para "separar as coisas" o que, só pode, por sua vez, ter como foco principal o ataque às bases ideológicas do sistema de produção capitalista. Estudar mercadoria, valor de uso, valor de troca, fetiche da mercadoria. Especialmente em Medicina, devemos trazer a discussão do saber milenar tradicional de curas de doenças, técnicas de povos "primitivos". Teve um amigo meu que foi curado de uma epilepsia que já durava 15 anos, nos quais as técnicas "modernas" não davam jeito, com uma garrafada de um índio. Desmistificar o "primitivo" em detrimento do "moderno". Suas tarefas são grandes.
Conseguimos a Reforma do Prédio do ILA. Iremos realizar a já gloriosa e tradicional Semana do Calouro (com visitas às UBS, UM e HUPD e HUMI, recepção para os pais. Oficinas de extensão universitária, iniciação científica e socialmente referenciada - nesse ponto também fomos além do discurso).
Iremos realizar mesas de discussão sobre Reforma Universitária (lá nós discutimos mesmo. Não colocamos na mesa somente pessoas que discordam sobre um tema pra descer de porrada no tema), porque achamos que Movimento Estudantil não possui elite pensante, e sim base pensante e representamos (REPRESENTAMOS, não leia DOUTRINAMOS) a base.
Denes: não representamos a base. Educamos a base para diminuir a distância entre "comandados" e "comandantes".
Estamos ao lado do estudante em diversas lutas sobre falta de professor e distorções na relação estudante-professor. Não dá pra lutar contra a Reforma Universitária se na UFMA tem professor que não dá aula e que trata mal o aluno (e não venham dizer que isso ocorre em virtude do sucateamento, ou que é culpa do sistema capitalista...). Uma luta e uma vitória de cada vez! Por que a luta é todo dia...
Denes: Só deixo uma ressalva: não podemos deixar que o CAMAR vire papai-e-mamãe de alunos. Não devemos precarizar de mais o nosso trabalho em preocupações de questões micro. O foco é o macro como falamos anteriormente. O CAMAR é muito mais para elevar a consciência da sua base do que para mimar estudante. Não sejamos clientelistas e não mediocrizemos o ME. CAMAR É PRA LUTAR!
Realizamos processo de seleção para os projetos de Extensão do Curso de Medicina. Temos conseguido manter uma boa participação no CAMAR, tendo uma grande participação nas reuniões-gerais. Temos um excelente diálogo com os professores, técnicos e a Coordenação de Curso (isso não nos torna pelegos!). Estamos conseguindo renovar o Movimento Estudantil de Medicina! E dá pra lutar pelo específico e vencer. Mudar o micro é mudar o macro!
Denes: errado. Fazemos o mesmo erro de nossos professores especialistas. Não promovemos a coletividade. O que fazemos é educá-los nos seus respectivos umbigos e promovendo sim "linhas de chegada" (como o ENADE com as universidades). Na biologia, para cada grupo animal, dependendo do potencial vocacional do curso, tem uma área. Serve para acumular e aumentar, dentre outras coisas, os conhecimentos em biologia, a bagagem e o ego e as bolhas de individualidade da galera. Vou mandar uma fábula chamada "Porcos Assados".
Agora a carta sobre a reitoria.
É o MAIS DO MESMO. "Ninguém é bom, todos são ruins". Todos são pelegos do governo federal. O ESTUDANTE (E A SOCIEDADE TAMBÉM) SE CANSOU DESSE DISCURSO, O ESTUDANTE SE CANSOU DESSE MOVIMENTO ESTUDANTIL!
Denes: exatamente. O que ele não se cansa, porque nunca tentou, é de achar o caminho para largar a inércia. Sempre se fazendo de vítima.
ME esse que não é propositivo! ME que não participa dos espaços com um bom projeto de universidade. ME que não luta pelo estudante. Em São Paulo e Alagoas se ocupam a reitoria por melhoras de infra-estrutura no Campus, mas na UFMA pelo menos pro DCE-PSOL e PSTU essa luta não é válida. Acho que todos iguais são os setores da extrema esquerda representados na UFMA, são todos radicais e rebeldes, ficam somente no discurso e estão no ME há vários anos (mas não são capazes de mudar a realidade nos seus cursos e nem na UFMA).
Denes: unh... na primeira linha vale a leitura de um texto do grupo "Além do Mito" que constroe a CONLUTE. Lá fala que esse é um dos traumas do ME porque é efêmero na vida dos indivíduos e tem sempre que "recomeçar do zero". Lucas, acesse o sítio do ANDES.
Êpa... não é... peraê... eu tô loco pra ocupar la reitoria. Outra: CAMAR, DABIO, CAFIL, dentre outros é para a universidade e para a comunidade também... é para o mundo. UNI-VOS.
Enquanto o DCE poderia utilizar o espaço para ser propositivo, utiliza-o para ser inimigo do estudante. O DCE pede o boicote (para que não sabe o boicote foi votado em CEB com míseros 6 ou 7 CAs, sendo a maioria CAs quintais do PSTU na UFMA, e não havia nenhum CA da área da Saúde. AFIRMO QUE O DCE NÃO REPRESENTA OS ESTUDANTES DA UFMA), mas se esquece de que a maior parte dos estudantes vão votar. E O DCE novamente escolha o lado que não é o do estudante.
Denes: quem me dera, ter um ME que não precisasse de DCE. Quando se é analfabeto (político), alguém tem que pegar na mão para ajudar a escrever e ler. Temos que educa-los para terem confiança em si mesmo, os estudantes querem que alguém os implore, que os mande, que os governe. ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL. Por que disputar DCE? Não dá pra fazer movimento estudantil de fora?
O Processo Eleitoral não é o dos melhores. Claro que não é! Mas, podemos participar de forma crítica nesse processo. É fundamental participarmos desse processo, porque somos nós que vivemos a Universidade!
Denes: quem disse que não estamos participando do processo. Estamos sim. Olha a carta! Só que escolhemos pelo boicote. Não participar, ou seja calar, seria um erro brutal. Ah! Um cara (ou coroa) massa chamaria a discussão com o ME combativo e depois sim, pediria voto. Primeiro a luta, a garra, a palavra-de-ordem, depois o voto. ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL.
O Sistema Eleitoral Brasileiro é justo? Claro que não! pois para vencer é necessário ter muita grana para investir em campanha e ainda é cheio de falhas. Mas até onde sei toda eleição PSTU e PSOL se candidatam e pedem voto. E geralmente, são candidaturas "fora de órbita".
Denes: fora da órbita burguesa. ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Afirmo que essa carta não passa de uma hipocrisia de uma falsa esquerda. Afirmo que essa carta não vai alterar em nada o resultado das eleições. Afirmo que o PSTU e o DCE-PSOL continuaram a se julgar donos do movimento estudantil. Afirmo que esse Movimento Estudantil precisa urgentemente de uma reformulação (são sempre os mesmos que freqüentam os CEBS e os espaços de discussão. Não estamos conseguindo avançar, ou mudamos o discurso e as práticas ou iremos fracassar). Afirmo que PSTU e DCE-PSOL não respeitam a pluralidade do Movimento Estudantil, pois acham que somente a suas pautas e demandas são adequadas e iluminadas por Marx.
Denes: unh... peraê... CEBs sediados em um curso, depois no outro... unh... pensando... ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL. Por que disputar DCE? Não dá pra fazer movimento estudantil de fora?
Afirmo que o DCE não representa os estudantes. Afirmo que os candidatos a reitor e vice-reitor são diferentes, e possuem propostas completamente diferentes. Afirmo que esse Movimento Estudantil da falsa esquerda é responsável pelo fracasso e marasmo do ME na UFMA. Afirmo que o boicote é danoso ao Movimento Estudantil, pois continuaremos a ser tratados como "aqueles que somente criticam e não possuem propostas". Afirmo que a carta "Eles são todos iguais" é o símbolo do que há de pior no Movimento Estudantil, e que ela foi redigida por um DCE que realiza e delibera CEBs com pouquíssimos CAs. (Aí você vai dizer o CA não vai pro CEB porque não quer! Aí eu te digo os CAs não vai mais pro CEB porque é um espaço que não serve pra nada e somente delibera coisas lunáticas). Afirmo que se não nos tornarmos mais pragmáticos em nossa luta, iremos perdê-la.
Denes: temos proposta. Tu leu nossa carta toda? ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL. Por que disputar DCE? Não dá pra fazer movimento estudantil de fora?
Reafirmo que os estudantes irão votar mesmo assim.
Denes: faltou aprender a escrever e ler. Mas sabem escrever e ler suas monografias e trabalhos de curso. ABAIXO TODOS OS GOVERNOS. O GOVERNO SOMOS NÓS MOVIMENTO ESTUDANTIL.
"Nunca nos realizamos verdadeiramente se não estivermos trabalhando pelo bem de nossos semelhantes: nesse caso, não só nosso fardo não será pesado demais, como também nossas satisfações não serão apenas alegrias egoístas. Assim, precisamos estar atentos para evitar cair na mais perigosa de todas as tentações: o fascínio do pensamento abstrato."
Karl Marx
Atenciosamente, propositivo e pouco fascinado pelo pensamento abstrato,
Lucas Valadão
MEU DINHEIRO NÃO É CAPIM
EU QUERO UM MESTRADO GRÁTIS PRA MIM!
QUANDO O CARRO ATOLA NA PRAIA, NÃO HÁ CLASSES.
Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de mensagens | Alterar formato para o tradicional
Visite seu Grupo | Termos de uso do Yahoo! Grupos | Sair do grupo
.
__,_._,___
<< Home