[espacosaude-ma]Curso de Formação Política
Gente do espaço, quem é que tá por dentro da Atividade de Formação Política... Também serve para os Nutricionistas, já que estes irão (estão) organizando um Curso de Formação Política que a Executiva de Nutrição deliberou (tô certo ou tô errado?).
Sei de tudo, né!!!
Pesquei da lista de biologia. É só vcs mudarem o foco para o profissional de nutrição.
Oi pessoas blz?
Então, sei que tá meio em cima ,mas estou colocando aqui a proposta
do Nordeste para o curso de formação, já que essa vai ser uma das pautas
do Conebio, pra galera se der já tentar dar uma discutida..
Pensamos nessa proposta em novembro, na IV Reunião/NE mas como estou
em Minas desde o congresso de ecologia não tive tempo de joga-la na
lista por isso só faço agora....
bjus e qualquer duvida......
Ledinha_SE
UFPE
Curso de formação política- CFPBio
Público-alvo-
Pessoas novas no movimento ou passível de participar deste, com
interesse pelo conteúdo do curso e com pouco embasamento político.
qtde: 50 pessoas
Primeiro dia
-Funcionamneto da sociedade
Pontos:
O papel do Estado. Relações de poder. manutenção da ordem
vigente.Formas de dominação.Propriedade privada (entrando em distribuiçao de
terra).O papel do indivíduo.Transformação e manutençao
social(assistencialismo).
-Questão ambiental e o capitalismo
Pontos:
Atualidade ambiental.conjuntura:problemas, legislação, papel da soc.
civil, papel das ongs. Sistema de produção e consumo.
-Juventude e Cultura
Pontos:
O que é cultura? Contracultura. Massificação da cultura. Processo de
despolitização pela mídia. A nova produçao cultural do povo. Juventude
reacionária X revolucionária. Banalização do movimento juvenil ( visto
como etapa, fase da vida).
Segundo dia
-Movimentos Sociais e Formas de atuação.
Pontos:
Importancia e papel. crise da esquerda. Movimentos sociaisX Mov. de
classe. ME-raiz do ´problema da crise e soluções.
Critica as formas de luta ortodoxa. Análise de formas alternativas.Ação
direta. Terrorismo poético.Desobidiência civil.
-Opressões
Pontos:
Gênero. Sexualidade.Etnia.Padronização da sociedade. Rotulação do
diferenciado. Pressão da sociedade.
-Cine
Terceiro dia
-Representatividade e Instituições.
Pontos:
Formas de organização. Participação ( direta e indireta).
Instituicionalização das lutas( discutir a questão partidária). caratér da
horizontalidade. Autogestão, representatividade.O que é a instituição. Papel no
Estado.
-MEBIO
Pontos:
Histórico e conjuntura.
-Sensibilização e Metodologia de trabalho de informação.
Pontos:
Importância das Mistica e dinamicas.Trabalho com divergências.
Importância da calourada, da reunião, da boa divulgação para o
surgimento de novas pessoas para somar forças.continuidade.
- Facilitador tem que ser da Bio.
Quarto dia
-Universidade e Sociedade
Pontos:
Concepção e papel da universidade frente a sociedade. Crítica a
estrutura
-Papel do Biológo
Pontos:
Formação e atuação. Direcionamento do currículo.
Metodologia do curso
Similar ao CEPA, porém mais light
Organizado por mutirões, discussão e tempo leitura por mutirões.
Avaliação dos mutirões diária no fim do dia.
Reunião dos relatores com a comissão para tentar otimizar o curso.
Tempo leitura- textos quer tenham a ver com algum tema do dia.
Proposta-
Proposta:
Uma jornada com tema atual e relacionado a Biologia no ultimo dia antes
do pessoal ir embora.
Denes Wenen
<< Home