[espacosaude-ma] repasse da etapa municipal da conferencia
olá a todos,
vou tentar sintetizar o que aconteceu na Etapa Municipal da Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
o "evento" começou às 8:30h com a composição da mesa de abertura, onde todos falaram e salientaram a importancia daquele evento, o prefeito e o secretario de saúde não estavam presentes, mas foram representados.
na ausência do presidente do conselho de saúde, o vice "assumiu" a conferencia.
em seguida foi feita a leitura do regimento interno da conferência, tendo o mesmo destaques feitos por estudantes, eu e David e por professores da UFMA.
um destaque foi feito no sentido de questionar o processo pelo qual a conferencia estava sendo realizada, principalmente no que diz respeito a eleição/ "manutenção" dos delegados da conf de saúde do trabalhador; depois de alguma discussão, mesmo sem muito consenso, a plenária votou pela inscrição de novos delegados representado as instituiçoes formadoras.
se inscreveram: Priscila Coimbra (eu) estudante de enfermagem/UFMA/coordenadora do CA e David Soeiro estudante de veterinária/UEMA/espaço saúde.
após a inserção destes delegados o regimento foi aprovado e deu-se continuidade à conferencia.
em seguida foram realizadas 4 palestras, com duração de +/- 30min cada, sem o debate de cada assunto, pois o mesmo ficou reservado para o final das 4 palestras; porém devido a avançado tempo fez-se uma pausa para o almoço antes das dicussões.
após o intervalo, com o plenário ainda esvaziado discutiram-se algumas questões sobre as palestras... como a questão dos PCCS, da desprecarização do trabalho, da necessidade dos concursos públicos, do financiamento para as questões de recursos humanos, entre outros...
após as discussões foram apresentadas as propostas para o relatório da etapa municipal, é interessante frisar que as propostas já estavam prontas, não foram construidas coletivamente... e estas eram as mesmas que constavam no documento base para a conferência nacional, ou seja... não houve construção coletiva, houve quase que uma legitimação das propostas do Ministério.
paramos várias vezes para questionar a forma como esse processo estava sendo construído, mas a organização do "evento" levou essa metodologia até o fim... foi realizada a leitura do "documento" e a plenária fazendo destaques; em seguida os destaques foram apresentados e a plenária votando o que mudava ou não na proposta.
entre os destaques frisamos os realizados pelos estudantes, no qual tirou-se o repudio ao pro-saude, a necessidade da continuidade do versus e da política de educação permanente, a necessidade do incentivo às residências multiprofissionais... entre outras.
por fim... uma vez "meio" aprovado o relatório, pois este deve ser reescrito com os destaques, foram eleitos os delegados para a etapa estadual, sendo 12 vagas (6 usuários, 3 trabalhadores, 3 gestores)
(os estudantes estão inseridos no contexto dos trabalhadores)
sendo que 01 estudante foi eleito para a etapa estadual: Priscila Coimbra (eu).
bom... bem sucinto, não?
tenho certeza que ficaram várias lacunas, a propósito, para que questionem e para que eu e outros presentes possam tentar responder, pois uma só visão não esgota tudo o que aconteceu aquele dia.
vamos lá galera... precisamos discutir...
a etapa estadual ta bem aí e precisamos chamar um Fórum com CAs, DAs e DCEs para inseri-los nesta etapa.
que tal? uma proposta...
Priscila Coimbra_enfermagem_UFMA
<< Home